ENGENHARIA DE SOFTWARE COM METODOLOGIAS ÁGEIS
A Engenharia de Software:
é uma área da computação que visa abordar de modo sistemático as questões técnicas e não técnicas no projeto, implantação, operação e manutenção no desenvolvimento de um software
trata-se de um ramo da TI que discute os aspectos técnicos e empíricos nos processos de desenvolvimento de sistemas, tal como a definição de artefatos para a modelagem ágil.
agrupa as melhores práticas para o concepção, projeto, operação e manutenção de artefatos que suportam a execução de programas de computador, tais como as técnicas de armazenamento e as estruturas em memória principal.
envolve um conjunto de itens que abordam os aspectos de análise de mercado, concepção e projeto desoftware, sendo independente da engenharia de um sistema.
consiste em uma disciplina da computação que aborda assuntos relacionados a técnicas para a otimização de algoritmos e elaboração de ambientes de desenvolvimento.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Scrum e XP são duas metodologias ágeis que provêm práticas e regras que apresentam diferenças e também pontos em comum. Comparando-se estas metodologias, é correto afirmar:
Tanto o Scrum quanto a XP explicitamente não permitem que ocorram mudanças de escopo ou definição dentro de uma sprint. Por isso o cliente deve validar todos os requisitos no início do projeto, isso vai contribuir para evitar atrasos e até mesmo construções erradas.
A XP enfatiza que não se deve fazer horas extras constantemente e, se isso ocorrer, existem problemas no projeto que devem ser resolvidos não com aumento de horas, mas com melhor planejamento. O Scrum enfatiza que equipes auto- organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho.
As duas metodologias utilizam iterações curtas de desenvolvimento (sprints), mas divergem no tempo de duração das mesmas. Enquanto no Scrum uma sprint dura de 15 minutos a 8 horas, na XP costuma durar de 1 a 24 horas.
O Scrum estabelece que os testes devem ocorrer o tempo todo durante o desenvolvimento, principalmente usando técnicas automatizadas. Na XP os testes podem ser realizados apenas na parte final de cada sprint, usando a técnica de refatoração, que busca validar todas as funcionalidades, pensando estrategicamente em como refatorar o código que está sendo implementado.
A XP enfatiza a proximidade física do cliente com a equipe de desenvolvimento para facilitar a comunicação. No Scrum existem diversos eventos formais, tais como sprint backlog meeting e product backlog review, que incentivam a comunicação entre todos os profissionais envolvidos no projeto.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. É correto afirmar que a introdução de metodologias ágeis em grandes empresas é difícil porque:
geralmente grandes organizações possuem procedimentos e padrões de qualidade que todos os projetos devem seguir.
os gerentes de projeto que têm experiência em métodos ágeis podem relutar em aceitar o risco de uma nova abordagem.
os desenvolvedorea têm experiência não aceitam os riscos solicitados para acompanhamento
pode haver resignação cultural aos métodos ágeis quando a organização utiliza processos convencionais.
pode ser provável que haja uma pequena gama de habilidades e de capacidades entre os membros da equipe.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Os métodos ágeis possibilitam que um software seja desenvolvido rapidamente e têm como princípio
entender o software por completo.
envolver o cliente.
evitar mudanças.
prescrever os processos.
usar frameworks.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Ao se empregar métodos ágeis em desenvolvimento de software, as atividades:
são planejadas com base no modelo cascata, com fases separadas e distintas de especificação e desenvolvimento.
são realizadas com base na abordagem iterativa/incremental de desenvolvimento.
são realizadas em fases sequenciais, sendo que cada fase precisa estar completa antes que se passe para a próxima.
são realizadas tarefas no modelo cascata visando planejamento diario.
são planejadas com antecedência, e seu progresso é medido em relação ao plano estabelecido.
é uma área da computação que visa abordar de modo sistemático as questões técnicas e não técnicas no projeto, implantação, operação e manutenção no desenvolvimento de um software
trata-se de um ramo da TI que discute os aspectos técnicos e empíricos nos processos de desenvolvimento de sistemas, tal como a definição de artefatos para a modelagem ágil.
agrupa as melhores práticas para o concepção, projeto, operação e manutenção de artefatos que suportam a execução de programas de computador, tais como as técnicas de armazenamento e as estruturas em memória principal.
envolve um conjunto de itens que abordam os aspectos de análise de mercado, concepção e projeto desoftware, sendo independente da engenharia de um sistema.
consiste em uma disciplina da computação que aborda assuntos relacionados a técnicas para a otimização de algoritmos e elaboração de ambientes de desenvolvimento.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Scrum e XP são duas metodologias ágeis que provêm práticas e regras que apresentam diferenças e também pontos em comum. Comparando-se estas metodologias, é correto afirmar:
Tanto o Scrum quanto a XP explicitamente não permitem que ocorram mudanças de escopo ou definição dentro de uma sprint. Por isso o cliente deve validar todos os requisitos no início do projeto, isso vai contribuir para evitar atrasos e até mesmo construções erradas.
A XP enfatiza que não se deve fazer horas extras constantemente e, se isso ocorrer, existem problemas no projeto que devem ser resolvidos não com aumento de horas, mas com melhor planejamento. O Scrum enfatiza que equipes auto- organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho.
As duas metodologias utilizam iterações curtas de desenvolvimento (sprints), mas divergem no tempo de duração das mesmas. Enquanto no Scrum uma sprint dura de 15 minutos a 8 horas, na XP costuma durar de 1 a 24 horas.
O Scrum estabelece que os testes devem ocorrer o tempo todo durante o desenvolvimento, principalmente usando técnicas automatizadas. Na XP os testes podem ser realizados apenas na parte final de cada sprint, usando a técnica de refatoração, que busca validar todas as funcionalidades, pensando estrategicamente em como refatorar o código que está sendo implementado.
A XP enfatiza a proximidade física do cliente com a equipe de desenvolvimento para facilitar a comunicação. No Scrum existem diversos eventos formais, tais como sprint backlog meeting e product backlog review, que incentivam a comunicação entre todos os profissionais envolvidos no projeto.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. É correto afirmar que a introdução de metodologias ágeis em grandes empresas é difícil porque:
geralmente grandes organizações possuem procedimentos e padrões de qualidade que todos os projetos devem seguir.
os gerentes de projeto que têm experiência em métodos ágeis podem relutar em aceitar o risco de uma nova abordagem.
os desenvolvedorea têm experiência não aceitam os riscos solicitados para acompanhamento
pode haver resignação cultural aos métodos ágeis quando a organização utiliza processos convencionais.
pode ser provável que haja uma pequena gama de habilidades e de capacidades entre os membros da equipe.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Os métodos ágeis possibilitam que um software seja desenvolvido rapidamente e têm como princípio
entender o software por completo.
envolver o cliente.
evitar mudanças.
prescrever os processos.
usar frameworks.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Ao se empregar métodos ágeis em desenvolvimento de software, as atividades:
são planejadas com base no modelo cascata, com fases separadas e distintas de especificação e desenvolvimento.
são realizadas com base na abordagem iterativa/incremental de desenvolvimento.
são realizadas em fases sequenciais, sendo que cada fase precisa estar completa antes que se passe para a próxima.
são realizadas tarefas no modelo cascata visando planejamento diario.
são planejadas com antecedência, e seu progresso é medido em relação ao plano estabelecido.
Tanto o Scrum quanto a XP explicitamente não permitem que ocorram mudanças de escopo ou definição dentro de uma sprint. Por isso o cliente deve validar todos os requisitos no início do projeto, isso vai contribuir para evitar atrasos e até mesmo construções erradas.
A XP enfatiza que não se deve fazer horas extras constantemente e, se isso ocorrer, existem problemas no projeto que devem ser resolvidos não com aumento de horas, mas com melhor planejamento. O Scrum enfatiza que equipes auto- organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho.
As duas metodologias utilizam iterações curtas de desenvolvimento (sprints), mas divergem no tempo de duração das mesmas. Enquanto no Scrum uma sprint dura de 15 minutos a 8 horas, na XP costuma durar de 1 a 24 horas.
O Scrum estabelece que os testes devem ocorrer o tempo todo durante o desenvolvimento, principalmente usando técnicas automatizadas. Na XP os testes podem ser realizados apenas na parte final de cada sprint, usando a técnica de refatoração, que busca validar todas as funcionalidades, pensando estrategicamente em como refatorar o código que está sendo implementado.
A XP enfatiza a proximidade física do cliente com a equipe de desenvolvimento para facilitar a comunicação. No Scrum existem diversos eventos formais, tais como sprint backlog meeting e product backlog review, que incentivam a comunicação entre todos os profissionais envolvidos no projeto.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. É correto afirmar que a introdução de metodologias ágeis em grandes empresas é difícil porque:
geralmente grandes organizações possuem procedimentos e padrões de qualidade que todos os projetos devem seguir.
os gerentes de projeto que têm experiência em métodos ágeis podem relutar em aceitar o risco de uma nova abordagem.
os desenvolvedorea têm experiência não aceitam os riscos solicitados para acompanhamento
pode haver resignação cultural aos métodos ágeis quando a organização utiliza processos convencionais.
pode ser provável que haja uma pequena gama de habilidades e de capacidades entre os membros da equipe.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Os métodos ágeis possibilitam que um software seja desenvolvido rapidamente e têm como princípio
entender o software por completo.
envolver o cliente.
evitar mudanças.
prescrever os processos.
usar frameworks.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Ao se empregar métodos ágeis em desenvolvimento de software, as atividades:
são planejadas com base no modelo cascata, com fases separadas e distintas de especificação e desenvolvimento.
são realizadas com base na abordagem iterativa/incremental de desenvolvimento.
são realizadas em fases sequenciais, sendo que cada fase precisa estar completa antes que se passe para a próxima.
são realizadas tarefas no modelo cascata visando planejamento diario.
são planejadas com antecedência, e seu progresso é medido em relação ao plano estabelecido.
geralmente grandes organizações possuem procedimentos e padrões de qualidade que todos os projetos devem seguir.
os gerentes de projeto que têm experiência em métodos ágeis podem relutar em aceitar o risco de uma nova abordagem.
os desenvolvedorea têm experiência não aceitam os riscos solicitados para acompanhamento
pode haver resignação cultural aos métodos ágeis quando a organização utiliza processos convencionais.
pode ser provável que haja uma pequena gama de habilidades e de capacidades entre os membros da equipe.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Os métodos ágeis possibilitam que um software seja desenvolvido rapidamente e têm como princípio
entender o software por completo.
envolver o cliente.
evitar mudanças.
prescrever os processos.
usar frameworks.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Ao se empregar métodos ágeis em desenvolvimento de software, as atividades:
são planejadas com base no modelo cascata, com fases separadas e distintas de especificação e desenvolvimento.
são realizadas com base na abordagem iterativa/incremental de desenvolvimento.
são realizadas em fases sequenciais, sendo que cada fase precisa estar completa antes que se passe para a próxima.
são realizadas tarefas no modelo cascata visando planejamento diario.
são planejadas com antecedência, e seu progresso é medido em relação ao plano estabelecido.
entender o software por completo.
envolver o cliente.
evitar mudanças.
prescrever os processos.
usar frameworks.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Ao se empregar métodos ágeis em desenvolvimento de software, as atividades:
são planejadas com base no modelo cascata, com fases separadas e distintas de especificação e desenvolvimento.
são realizadas com base na abordagem iterativa/incremental de desenvolvimento.
são realizadas em fases sequenciais, sendo que cada fase precisa estar completa antes que se passe para a próxima.
são realizadas tarefas no modelo cascata visando planejamento diario.
são planejadas com antecedência, e seu progresso é medido em relação ao plano estabelecido.
são planejadas com base no modelo cascata, com fases separadas e distintas de especificação e desenvolvimento.
são realizadas com base na abordagem iterativa/incremental de desenvolvimento.
são realizadas em fases sequenciais, sendo que cada fase precisa estar completa antes que se passe para a próxima.
são realizadas tarefas no modelo cascata visando planejamento diario.
são planejadas com antecedência, e seu progresso é medido em relação ao plano estabelecido.